Saiba quais são os 7 documentos pessoais essenciais

Saiba quais são os 7 documentos pessoais essenciais

Você em algum momento já se perguntou a razão pela qual as pessoas necessitam de tantos documentos pessoais e para que cada um deles serve?

Esse é um questionamento comum, principalmente quando a pessoa já está se encaminhando para a vida adulta e realizar a abertura desses papéis se torna uma ação obrigatória por lei.

Acontece que ao contrário do que muitos pensam, a documentação não é apenas um método de identificação.

Além disso, os documentos permitem que as pessoas sejam diferenciadas na sociedade, bem como tenham acesso a seus direitos aquisitivos, contribuam para a sociedade e vivam com mais segurança.

Os cadastros que parecem tão simples, permitem que as pessoas vivam bem no meio social, com acesso à saúde, emprego, educação e muitos outros fatores importantes para a sociedade como um todo, assim como a dupla cidadania ou o casamento civil.

Ainda que exista um grande número de documentos próprios para cada situação, 7 deles são indispensáveis para qualquer cidadão brasileiro.

Nesse artigo apresentaremos quais são eles, a funcionalidade de cada um e muito mais.

Documentos pessoais quais são

Sabendo de todas as leis presentes na legislação brasileira, era de se imaginar sobre a existência de uma extensa lista de documentações necessárias para pessoas físicas, não é mesmo?

Provavelmente alguns deles você já conheça por estarem muito presentes no dia a dia, no entanto, outros são comuns apenas em determinadas situações.

Conheça alguns deles:

  • RG;
  • RNE;
  • ARB;
  • CPF;
  • CNH;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de óbito;
  • Certidão negativa;
  • Carteira de trabalho;
  • Cartão do Cidadão;
  • Cartões bancários;
  • Título de Eleitor;
  • Passaporte;
  • Certificado de Alistamento Militar;
  • Carteirinha SUS;
  • Testamento.

Ainda que existam todos esses documentos e outros que não foram citados, a princípio apenas 7 deles são obrigatórios a partir do momento em que você é ou se torna um cidadão brasileiro, enquanto os outros só devem ser solicitados quando for necessário, decorrente de alguma outra situação externa.

Para que serve os documentos pessoais

Os documentos pessoais são uma maneira de identificação, declarando a sua existência e distinguindo uma pessoa da outra através dos seus dados, tais como o nome, data de nascimento e um código numérico específico.

Dessa maneira fica mais fácil manter a organização e a segurança da sociedade, oferecendo aos cidadãos do país o acesso aos seus direitos sociais, bem como diminuindo as chances de confundir as pessoas umas com as outras.

Todos os documentos que um brasileiro precisa ter

Acima foi citada uma grande lista que inclui alguns documentos presentes de acordo com as leis governamentais do Brasil, entretanto, dentre esses, alguns documentos são extremamente fundamentais para que as pessoas vivam em sociedade sem ter preocupações e recebendo todos os seus direitos.

Nesse caso, não há aquela velha desculpa de “eu faço depois”, porque alguns deles já podem ser solicitados antes mesmo da maioridade, independentemente se a pessoa for emancipada ou não, e após completar 18 anos a apresentação dos mesmos se torna uma obrigatoriedade, isso claro, se você deseja ter poderes aquisitivos e ser tratado como um cidadão brasileiro.

Documentos essenciais

Documentos essenciais

Os documentos essenciais são aqueles que de alguma forma te situam dentro da sociedade, ou seja, são aqueles que podem identificar o seu nome, data de nascimento, nacionalidade, filiação e demais dados que são úteis para contratações, entrada no hospital, aderir posse sobre algo e até mesmo comprovar seus direitos na hora da distribuição de uma herança feita por testamento, por exemplo.

RG

RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros.

O mesmo serve para identificar alguém entre outras pessoas, por isso, o mesmo apresenta:

  • O nome completo;
  • Nome dos pais;
  • A data de nascimento;
  • O local de nascimento;
  • Número de identificação.

Esse documento atua como uma forma de se apresentar com mais facilidade para o cadastro ou identificação de maioridade em algum lugar.

O mesmo também conta com a digital da pessoa portadora da documentação.

CPF

CPF ou Cadastro de Pessoa Física é um documento emitido pela Receita Federal que contém 11 dígitos ao qual identifica uma pessoa perante aos impostos de renda, ele também serve como um dos documentos principais para o ingresso em universidades, abrir conta bancária e realizar demais atividades.

Caso a pessoa acabe deixando alguma dívida pendente em créditos de loja, cartão de crédito e demais, a inadimplência pode deixar o nome sujo, impossibilitando de realizar novamente esse modelo de compra até que resolva as pendências.

CNH

A CNH nada mais é do que a Carteira Nacional de Habilitação que serve para identificar que uma pessoa está possibilitada a conduzir um veículo automotivo.

Esse não necessariamente é um documento obrigatório, contanto que você não pretenda dirigir, mas caso contrário, deverá emitir a mesma.

Acontece que atualmente a sociedade procura cada vez mais essa autonomia automotiva, por isso a CNH se tornou quase como um RG, muitas vezes servindo como um documento de identificação no lugar do mesmo.

Certidão de Nascimento

A Certidão de Nascimento evidentemente precisa ser emitida logo após o nascimento de um bebê e serve para identificar uma pessoa dentro da sociedade.

Esse com toda certeza é o documento pessoal principal, porque apenas com ele é possível emitir as demais documentações e ainda ter um registro do nome, data e horário de nascimento, e demais informações.

Título de Eleitor

O Título de Eleitor é um documento necessário para que o cidadão possa votar nas eleições.

Ainda que muitas pessoas não vejam importância nisso, o processo eleitoral é essencial e obrigatório, então mesmo que não goste de política ou não tenha uma preferência partidária, o seu voto precisa ser identificado no sistema da Justiça Eleitoral.

Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho é um documento necessário para armazenar todas as experiências profissionais da pessoa, sendo útil para que o mesmo consiga outros empregos no futuro.

Além disso, a carteira assinada é um método comprobatório de cumprimento de serviço, oferecendo a ele os seus direitos trabalhistas, tais como o FGTS, férias, 13º salário, aviso prévio, vale transporte, vale refeição e demais.

Certificado de Serviço Militar

O Certificado de Serviço Militar é um documento exigido para homens que já tenham concluído o serviço militar obrigatório, o mesmo deve ser solicitado através do portal do STM (Superior Tribunal Militar).

Esse é obrigatório para que a pessoa tenha sua documentação regularizada para conseguir se manter ativo dentro do mercado de trabalho.

Documentos perdidos

Documentos perdidos

A pessoa estava andando na rua, então a sua carteira caiu, mas a mesma acabou não percebendo e foi embora, o problema é que dentro dela estavam todos os seus documentos pessoais.

Você já passou por essa situação? De fato, perder a carteira é uma grande dor de cabeça, isso porque além de se preocupar imediatamente em bloquear seus cartões, também é necessário recuperar toda a documentação, afinal, sem ela você não pode fazer muita coisa no seu dia a dia.

O que fazer quando perde os documentos

Ainda que seja um grande transtorno e de imediato você fique meio sem rumo sobre o que deve fazer, a situação pode ser simplificada, afinal, esse é um caso comum, sendo assim há maneiras de resolvê-lo.

Tenha paciência e vamos lá!

Veja abaixo tudo o que você deve fazer depois de perder a carteira para proteger o seu dinheiro, bem como os documentos pessoais:

  • Vá até a delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência, isso porque caso alguém utilize o seu dinheiro e documentos, ficará mais fácil encontrar o infrator;
  • Registre a perda na Polícia Federal logo após abrir o BO, assim você estará formalizando o ocorrido;
  • Bloqueie todos os seus cheques e cartões;
  • Solicite a segunda via dos seus documentos, esse processo pode levar alguns dias e ser cobrada uma taxa para a emissão dos mesmos.

Para evitar que essa situação seja um transtorno ainda maior, tente evitar andar com mais de um documento pessoal na carteira, o RG por exemplo já é o suficiente.

Também procure não ter grandes quantias de dinheiro físico, assim como não deixe as senhas dos cartões junto aos mesmos.

Documentos digitais

Documentos digitais

Para você que prefere a praticidade e não quer mais se preocupar em perder os documentos, pode optar por eles no formato digital que é igualmente eficaz, mas nesse caso é mais seguro e preciso, uma vez que ficam dentro de aplicativos no celular.

Veja quais documentos estão disponíveis nesse formato:

  • Carteira de trabalho;
  • Título do eleitor;
  • RG;
  • CNH;
  • CPF;
  • Carteirinha SUS;
  • Cartões de conta bancária.

Adotando esse formato de apresentação de documentos, você estará evitando possíveis perdas, roubos e até mesmo o transtorno esquecer esses itens em casa e só lembra tarde demais.

Além disso, alguns estabelecimentos tem preferencia pelo formato digital por ser mais rápido e prático, entretanto, vale a pela conferir antecipadamente se o local onde você vai aceita o modelo.

Como baixar documento digital

Cada um dos documentos citados acima permite o acesso digital através de determinados aplicativos para celular.

São eles:

  • Carteira de trabalho – CTPS digital;
  • Título do eleitor – e-Título;
  • RG – e-Identidade;
  • CNH – Carteira de Trânsito Digital;
  • CPF – CPF digital;
  • Carteirinha SUS – Conecte SUS;
  • Cartões de conta bancária – aplicativo da sua agência bancária.

Esses aplicativos estão disponíveis para Android e IOS, para ter acesso a eles, basta baixar o APP e seguir as instruções de cadastro do mesmo.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!