Visando simplificar a autenticação de documentos para uso no exterior, a Convenção de Haia, realizada em de 05 de outubro de 1961, é um Tratado Internacional a respeito da Eliminação da Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros. Conhecida também como Convenção da Apostila, a partir de sua entrada em vigor através Decreto 8.666, em 16 de agosto de 2016, os cidadãos dos países signatários recorrem apenas à emissão da Apostila para validar documentos que serão utilizados no exterior, eliminando a necessidade de uma série de procedimentos anteriormente necessários.
O Cartório Santa Quitéria oferece o serviço de Apostilamento em Curitiba, bastando, para obter o certificado, levar o documento original ao tabelionato de notas. O apostilamento é confirmado através de duas vias, uma via física e uma via eletrônica. A primeira, emitida em papel moeda com assinatura, cargo do agente público, selo ou carimbo da instituição, é colada ou apensada ao documento, enquanto a via eletrônica fica registrada para possibilitar o controle das autoridades brasileiras e a consulta das autoridades estrangeiras. O acesso ao documento por via eletrônica se dá através de um código de barras bidimensional, inserido na Apostila física, que pode ser escaneado por telefones celulares com câmera, através de QR Code.
O apostilamento de um documento é essencial para garantir os efeitos do mesmo nos países que assinam a Convenção de Haia. Além de solicitação de dupla cidadania e validação de cursos no exterior, o apostilamento de Haia é utilizado para comprovar situação cível, fiscal ou criminal no exterior, e validar contabilidade empresarial nos países signatários
Respeitando o artigo 18 da Resolução CNJ 228/2016, o preço de cada Apostila emitida corresponde aos custos cobrados pelo cartório para a emissão de Procuração Sem Valor Declarado. Dessa maneira, assim como os demais emolumentos, o custo do Apostilamento de Haia pode variar de estado para estado.